Postagens

Mostrando postagens de maio, 2011

Aumento evidente da espessura parietal das alças intestinais de um felino

As doenças intestinais são comumente encontradas em felinos domésticos. Alguns autores acreditam se tratar de alterações provenientes dos hábitos alimentares impostos pelos proprietários modernos ao seus gatos, enquanto outros crêem se tratar de mudanças nos métodos diagnósticos, agora mais modernos e precisos que aumentariam a frequência de detecção das doenças.  Normalmente preconiza-se que há uma diferença macroscópica e imaginológica entre as duas alterações intestinais mais comuns encontradas em felinos: a doença intestinal crônica e/ou idiopática e o linfoma intestinal. Na rotina da Clínica Veterinária Mania de Gato, em Curitiba (PR), Brasil, especializada e exclusiva no atendimentos de gatos, tem-se observado que apesar de estudos de ultrassonografia veterinária indicarem que o linfoma intestinal vem acompanhado de perda de estratificação parietal, a grande maioria dos casos em que há apenas espessamento intestinal e estratificação preservada que são submetidos à avaliação h

Dilatação visível da veia esplênica

Muitos animais apresentam problemas cardio-vasculares que podem passar desapercebidos na clínica veterinária, já que os sinais são normalmente sutis ou até ausentes, mostrando-se apenas na prática de exercícios físicos intensos, atividade pouco praticada por pacientes que vivem em apartamentos ou em canis.  As principais causas de doenças cardíacas em animais de companhia são as influências do sistema nervoso autônomo (influência simpática por excitação, exercício, dor ou febre; influência respiratória no tônus vagal e doenças cerebrais orgânicas que causem estimulação vagal ou simpática), algumas raras doenças hereditárias, lesões adquiridas ao sistema de condução, cardiomiopatias dilatada (em cães, mais comumente) e hipertrófica (mais observada em gatos) e neoplasias; pode-se citar também causas congênitas como a persistência de ducto arterioso, as doenças dos átrios e ventrículos (neoplasia causando arritmia, miocardite...) e aquelas causas extracardíacas como a hipoxia, os distúr