quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Glândula adrenal de um felino



Apesar da glândula adrenal não ser de muita expressividade na clínica de felinos, a quantidade de gordura intrabdominal normalmente maior do que a dos cães favorece a visualização de estruturas menores.
Nessa imagem observamos a glândula adrenal esquerda de um paciente hígido. Para localizá-la devemos primeiramente posicionar o transdutor sobre o rim esquerdo, deixando em corte longitudinal na tela. Tendo feito isso, diminuimos a freqüência do aparelho e pressionamos o transdutor contra o abdômen do paciente, fazendo um movimento suave com o pulso, girando o probe em direção à coluna vertebral, mantendo a pressão. Nisso devemos visualizar na tela os dois grandes vasos, aorta e cava, sendo a aorta hiperecóica em relação à cava. Verifique a pulsação para certificar-se de que se trata da aorta. Sendo assim, alivie lenta e suavamente a pressão exercida com o transdutor e procure por uma estrutura semelhante à um haltere ou um amendoim com casca. A ecogenicidade é muito similar à da gordura intrabdominal, por isso, se perder a cava e a aorta de vista, volte ao rim e tente novamente.
PS: a marcação nesta imagem foi trocada, aquilo que está como cava é a aorta e vice-versa. Desculpem a confusão.

3 comentários:

  1. Ola Fernanda, Parabens pela sua iniciativa, atuo na ára há 4 anos e tenho uma critica construtiva: acho que voce deveria abordar mais aspectos patologicos ultra-sonográficos no Blog, nem tanto aspectos da anatomia topográfica, que podemos consultar na literatura. Se voce puder colocar casos complicados que gerem debate e trocas de experiencias, seria de maior valia a todos os seus leitores. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe,sou visitante novo em seu blog e posso estar enganado, mas pelo que eu saiba a UFPR nao teve nenhum curso Lato Sensu ou especialização em Ultrasonografia.A Profa Tilde deu um CURSO em Diangóstico Por Imagem... dá uma confirmada no seu certificado só para evitar constrangimentos na parte profissional pois voce esta divulgando e se alguem dor atras pode te trazer problemas ok. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a ambos pela visita e pelos comentários! Verei o que posso fazer para melhorar!

    ResponderExcluir