Nessas imagens pode-se ver as bolsas fetais, o líquido amniótico e as placentas de alguns fetos de uma dogue alemão.
Com essa idade gestacional já é possível observar o coração e com muita atenção o contorno do feto. É importante ressaltar que nem todas as bolsas fetais desenvolverão, necessariamente, um feto pleno, podendo ainda haver possibilidade de reabsorção. O exame nesse período é útil no diagnóstico de prenhez, mas não é garantia de sua manutenção.
gOSTARIA DE SABER NO LAUDO SE VC COLOCA ALGUMA OBSERVAÇÃO QUANTO A POSSIVEL REABSROÇÃO DAS BOLSAS ATE OS PRIMIEROS 30 DIAS? ... gOSTO MUITO DO SEU BLOG, PARABENS!
ResponderExcluirOi Ângela,
ResponderExcluirObrigada por sua visita. Normalmente não coloco, não, mas isso realmente é uma possibilidade, por isso recomendo a realização de uma ultrassonografia de controle aos 45 dias de gestação também.
Abraços,
No início da gestação, qnd não vemos o feto claramente, podemos confundir com uma piometra? como diferenciar?
ResponderExcluirObrigada
Anônima,
ResponderExcluirAntes ds 20 dias de gestação, na maioria dos cães, não é possível distinguir nenhuma silhueta embrionária, o que pode levar à confusão com pio/hemo/mucometra. Então, primeiramente, recomendo uma anamnese detalhada para o descarte total da possibilidade de cruzamento prévio; depois, tente fazer a avaliação a partir de supostos 25 dias do ocorrido; repita a avaliação aos 45 dias.
Na piometra e outras afecções patológicas do útero, normalmente, observa-se uma grande estrutura tubular que ocupa todo o abdômen da cadela, enquanto que na gestação, mesmo inicial, normalmente observa-se "bolsas" ou "sacos".
Obrigada por sua pergunta!