terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bolsas fetais em uma gestante de 21 dias


Nessas imagens pode-se ver as bolsas fetais, o líquido amniótico e as placentas de alguns fetos de uma dogue alemão.

Com essa idade gestacional já é possível observar o coração e com muita atenção o contorno do feto. É importante ressaltar que nem todas as bolsas fetais desenvolverão, necessariamente, um feto pleno, podendo ainda haver possibilidade de reabsorção. O exame nesse período é útil no diagnóstico de prenhez, mas não é garantia de sua manutenção.

4 comentários:

  1. gOSTARIA DE SABER NO LAUDO SE VC COLOCA ALGUMA OBSERVAÇÃO QUANTO A POSSIVEL REABSROÇÃO DAS BOLSAS ATE OS PRIMIEROS 30 DIAS? ... gOSTO MUITO DO SEU BLOG, PARABENS!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ângela,

    Obrigada por sua visita. Normalmente não coloco, não, mas isso realmente é uma possibilidade, por isso recomendo a realização de uma ultrassonografia de controle aos 45 dias de gestação também.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. No início da gestação, qnd não vemos o feto claramente, podemos confundir com uma piometra? como diferenciar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Anônima,

    Antes ds 20 dias de gestação, na maioria dos cães, não é possível distinguir nenhuma silhueta embrionária, o que pode levar à confusão com pio/hemo/mucometra. Então, primeiramente, recomendo uma anamnese detalhada para o descarte total da possibilidade de cruzamento prévio; depois, tente fazer a avaliação a partir de supostos 25 dias do ocorrido; repita a avaliação aos 45 dias.

    Na piometra e outras afecções patológicas do útero, normalmente, observa-se uma grande estrutura tubular que ocupa todo o abdômen da cadela, enquanto que na gestação, mesmo inicial, normalmente observa-se "bolsas" ou "sacos".

    Obrigada por sua pergunta!

    ResponderExcluir