domingo, 25 de abril de 2010

Crânio de um feto de Dobermann



Essa paciente está gestando há aproximadamente 45 dias. O exame ultrassonográfico foi realizado com o intuito de verificar a viabilidade dos fetos. O primeiro exame pré-natal normalmente é realizado 20 dias após o coito. Nesse período é possível verificar a presença de bolsas fetais no cornos uterinos, porém é importante alertar ao proprietário que ainda há a possibilidade de reabsorção dos embriões, por isso realiza-se um novo exame aos 40 dias de gestação. Com essa idade gestacional, já é possível observar os fetos formados, com movimentos bastante evidentes e altamente desejáveis. Os batimentos cardíacos já podem ser observados, bem como a quantidade de líquido amniótico, a circuferência craniana e a torácica.

Particularmente, prefiro observar a idade gestacional quantificando o líquido amniótico, uma vez que acredito que as medidas de circuferência são pouco precisas e demonstram muitas falhas.

A imagem que ilustra essa postagem, mostra um crânio de um Dobermann mensurado com um software que mostra a circuferência elíptica e a área do local escolhido, confirmando a idade gestacional dos futuros filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário