sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vesícula multi-lobulada em um felino em jejum prolongado


Essa é uma imagem bastante interessante por parecer uma alteração maligna. À primeira vista, pode-se pensar em um cisto trabeculado, uma neoplasia; mas na verdade é apenas uma vesícula biliar multi-lobulada.

Primeiramente, é importante notar que os felinos, fisiologicamente, possuem vesícula biliar bilobulada. Os paciente em jejum de seis horas, costumam apresentar apenas um aumento de tamanho já conhecido, mantendo o formato da vesícula biliar elíptico ou arredondado. Felinos mantidos em jejum de doze horas, em compensação, já apresentam uma bilobulação fisiológica. Aqueles que não se alimentam por períodos ainda maiores são os sujeitos a proporcionarem esse tipo de imagem no exame ultrassonográfico
.
Esse é um mecanismo bastante útil do organismo, uma vez que evita o rompimento vesicular por excesso de fluido, e é particularmente eficiente em felinos, provavelmente devido à sua sensibilidade ao jejum prolongado.

Esse paciente já não se alimentava há mais de uma semana, estava com alterações imaginológicas sugestivas de lipidose hepática e uma vesícula biliar lobulada a ponto de ser digna de nota.

2 comentários: