quarta-feira, 23 de junho de 2010

Corpo estranho linear em um felino


Gatos adoram brincar com objetos estranhos e parecem ter uma atração especial por fios. Essa paciente tem uma terrível mania de comer fio-dental. Em uma dessas peripécias, um pedaço ficou preso e resultou nessa imagem de plicatura intestinal. Tendo deixado de se alimentar, a gata foi encaminhada ao ultrassom e o que se observou foi um leve sanfonado da região inicial do duodeno, o que indica que o processo de plicatura do intestino estava apenas no início, o que pode resultar na salvação da porção efetada por não estar ainda necrosada. 
A paciente foi encaminhada para o procedimento de remoção cirúrgica do corpo estranho.

3 comentários:

  1. Oi Fernanda! Primeiro PARABËNS pelo blog, estou adorando seus comentários e fotos.

    Gostaria de tirar uma dúvida, quais outras alterações poderia nos levar a pensar em corpo estranho quando fazemos um exame ultrassonografico? Pois sempre fico em dúvida quando tem a suspeita de corpo estranho, pois muitas vezes o animal apresenta as alças intestinais pliçadas, com conteúdo,e eu nunca sei quando "bater o martelo".
    Obrigada, Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane,
    Obrigada!

    Corpo estranho é algo difícil de diagnosticar com certeza absoluta; por isso sempre recomendo uma boa palpação clínica, histórico bem feito (considerar e muito a idade do paciente) e uma combinação com o raio-x (nem precisa ser contrastado). Mas lembre-se que é muito importante que você veja, também, sombra acústica.
    Abraços e boa sorte,

    ResponderExcluir