segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alterações em ambos os rins de um felino




Esse caso ilustra as constantes alterações renais encontradas na clínica de gatos domésticos. Essa paciente, em particular, não tinha idade avançada, porém noto que a idade do gato não parece influenciar muito no aparecimento ou não de doenças renais. 

O que foi visto nas imagens é bastante preocupante, pois o rim esquerdo mostra diminuição total de tamanho, deformação estrutural interna e a presença de um cálculo pélvico de tamanho bastante significativo; enquanto o rim direito tem tamanho normal, porém aumento concêntrico da área cortical, levando à uma diminuição da região medular. Interessante observar que essa quase ausência de médula renal direita estava presente mesmo com a administração constante e intensa de fluidoterapia endovenosa. Pode-se concluir empiricamente que a função renal dessa paciente está seriamente comprometida, uma vez que o rim direito não parece estar suprindo a provável falência renal esquerda. 

Casos que envolvem aumento concêntrica da região cortical do rim de um gato sempre deve ser visto com cautela em relação a um possível quadro de neoplasia, ordinariamente linfoma primário ou metastático. O linfoma nem sempre provoca aumento dos linfonodos e é uma alteração muito comum em felinos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário