segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hérnia abdominal em um felino acidentado




Vítima de um possível atropelamento, esse gato foi encaminhado às pressas à clínica veterinária pois apresentava um aumento abdominal em região hipogástrica direita e estava com incontinência fecal. 

Avaliado ultrassonograficamente foi possível observar que o aumento abdominal tratava-se de uma hérnia da musculatura abdominal tendo como conteúdo diversas alças intestinais. Não havia perfuração aparente de nenhum õrgão, pois não foi observado líquido livre na cavidade.

Observe a espessura da parede abdominal comparando as imagens da bexiga, ainda na cavidade intacta, e das alças intestinais. 

8 comentários:

  1. Olá Dra tudo bem? Saberia informar quanto tempo no mínimo é preciso para estabilizar um animal, para se proceder com a cirurgia de ruptura diafragmática?
    Abs, Dalton!

    ResponderExcluir
  2. olá dalton! tudo bem comigo e você, como vai?
    a estabilização do paciente com suspeita de ruptura diafragmática deve ser feita através do sistema de ventilação controlada, utilizando-se oxigênio a 100% e administrando-se aminofilina a fim de prevenir o choque devido à hipoventilação. o tempo vai variar de acordo com o estado inicial do paciente.
    quanto antes ele for atendido, maiore as chances de recuperação, já que a taxa de mortalidade em pacientes já em estado de choque costuma ser grande.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá dra tudo ótimo!obrigado por tirar minha dúvida. Fiz essa pergunta devido uma cadela que perdi numa cirurgia as pressas feita dia 29 do último mês tendo morrido em virtude de fatores duvidosos que a levaram a este fim, infelizmente. fiquei muito chateado com a situação ainda aguardo o prontuário para ver se posso fazer a respeito. Agradeço pela atenção, um grande agraço.
    Dalton

    ResponderExcluir
  4. que pena, dalton, sinto muito. essas coisas acontecem mesmo, mas mesmo assim ficamos meio abalados. vocês fizeram necrópsia na paciente?
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi dra, não foi feita. O médico diagnosticou a hérnia e partiu logo para a cirurgia, ela era linda olha a foto :

    http://img834.imageshack.us/img834/2103/clipboardp.png

    ResponderExcluir
  6. que pena mesmo, dalton. era muito bonita e devia ser uma querida. essas coisas acontecem, os riscos de vida em situações emergenciais são realmente grandes...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Fernanda. Eu queria lhe agradecer pela gentileza em ter respondido e tirado minhas dúvidas. Infelizmente, realmente temos que conviver com esses infortúnios. Sucesso. Dalton.

    ResponderExcluir
  8. dalton, infelizmente esses acontecimentos fazem parte da profissao... espero que eu tenha mesmo esclarecido suas duvidas e possa ajudar mais futuramente. sucesso!

    ResponderExcluir