terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aumento do baço e do fígado em um felino sob tratamento quimioterápico prolongado



Os quimioterápicos utilizados para o tratamento de neoplasias são drogas de ação bastante agressiva, pois suas aplicações visam combater as células de crescimento anômalo que compõem a base de um câncer. 

Assim como são agressivos à neoplasia, os quimiotérapicos acabam trazendo também muitos efeitos colaterais indesejáveis, que normalmente passam desapercebidos num paciente veterinário,já que a queda de pêlo não é observada, com excessão dos bigodes, e as náuseas e episódios eméticos não aparecem com tanta frequência como nos pacientes humanos. 

Um dos efeitos indesejáveis possíveis durante um tratamento prolongado com medicações tão fortes é a diminuição ou até perda da motilidade intestinal, ocasionando dores abdominais, tenesmo e consequente prostração e apatia. Outro efeito pode ser a anemia e a diminuição da séria branca do sangue, que causam um aumento responsivo do baço e do fígado, órgãos em parte responsáveis pela manutenção das condições
ótimas dos componentes circulatórios. 

Esse paciente tem um histórico de uso de drogas tais como vincristina para o tratamento de um linfoma previamente confirmado por avaliação imaginológica e bioquímica. Ele apresentava-se prostado e hiporréxico há dois dias, tendo evacuado apenas uma vez fezes bastante ressecadas e escurecidas. Sua última sessão de quimioterapia havia sido a duas semanasdo dia desse exame e as mesmas vêm acontecendo há aproximadamente 6 meses, respeitando-se oprotocolo utilizado para tal neoplasia. 

Ao exame de ultrassom foi constatada uma significativa esplenomegalia e uma hepatomegalia um tanto discreta, porém palpável e com diversos pontos hiperecóicos espalhados no parênquima. Foi dado como causa de sua prostação o fato de que haviam fezesretidas na porção final do intestino grosso, causando um acúmulo expressivo de gases, inclusive no estômago, que já havia apresentado sinais anteriores de gastrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário