Pular para o conteúdo principal

Sinais ultrassonográficos clássicos de tríade felina




A tríade felina é uma síndrome que afeta principalmente três órgãos; o fígado, o duodeno e o pâncreas. Normalmente ocorre por estresse considerado extremo para os pacientes como a morte de um ente querido ou a ausência prolongada por proprietário.

O que vemos nessas imagens são alterações clássicas da tríade: a diminuição da ecogenicidade do parênquima hepático e o consequente aumento da ecogenicidade dos ductos hepáticos (normalmente não visíveis), o aumento da ecogenicidade das camadas mucosa e serosa do duodeno e o aumento da ecogenicidade da região pancreática. Acredita-se que a inflamação comece em algum dos õrgãos envolvidos e por contato direto entre eles, a condição acabe se elastrando. 

A inflamação aguda em órgãos parenquimatosos e bem vascularizados como o fígado e o baço ocasiona uma diminuição da ecogenicidade devido ao aumento do aporte sanguíneo. Como o sangue é um líquido comum perante o ultrassom, assim como a urina e o transudato, o que se vê na tela é o equivalente a um acúmulo de líquido.


Comentários

  1. Olá, Fernanda!Hoje,tivemos na clínica,uma paciente felina,com 9 meses,SRD, apresentando vômitos,TR 40,5C e icterícia,com sensibilidade abdominal. O laudo de um US demonstrou hepatomegalia com cistos, vesícula inflamada.O bioq revelou 275 ALT,85 AST e leucograma com 26000 leucócitos.Mas, Creatinina 0,7 (apesar da desidratação) e no US os rins estavam normais.Gostaria de saber o desfecho do caso clínico acima e se haveria uma sugestão para minha paciente.Agradecida!Luciane Ballardin-Caxias do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq nao tenta investigar hepatite parasitaria? por platynossomum fastosum, sei la, animal tá jovem né...

      Excluir
    2. tem razão fabiana! sempre pode ser platynossomum sp. muito pertinente seu comentário!

      Excluir
  2. oi luciane! obrigada pelo seu comentário! com base no que você me falou, sugiro que se leve em consideração a infecção por Mycoplasma haemofelis. na ultrassonografia houveram outros sinais de alteração em outros órgãos? se há evidências de alteração em duodeno e/ou região pancreática, outra grande possibilidade é "tríade felina". se ela tem acesso à rua ou mora em casa, de maneira que possa ter tido contato com lagartixas - que nessa época do ano são encontradas em grande número -, é muito provável a infecção por Mycoplasma sp. como ela tem sensibilidade abdominal evidente, é muito provável que haja alteração em pâncreas. como no tratamento para tríade uma das drogas usadas em concomitância com outras é o antibiótico, sugiro começar com ciprofloxacino, que é de escolha também para a mycoplasmose (antiga hemobartonelose), por no mínimo 21 dias. tente ver se é possível fazer uma pesquisa de hemoparasitas antes do início do tratamento, mas após a coleta de sangue, já o inicie.
    boa sorte com a paciente e bom começo de ano!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Filipe (filipefeitosavet@gmail.com)8 de outubro de 2016 às 09:06

    Bom dia Dra Fernanda.
    Meu nome é Filipe, também sou veterinário, trabalho com ultrassonografia há quase 2 anos.
    Sou fã do seu Blog. Encontro aqui casos clínicos muito interessantes tratados de forma simplificada.
    Parabéns pelo material. Espero que continue a postar coisas novas.
    Abraços.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe,

      Obrigada por comentar. Saber disso sempre me anima a compartilhar o conhecimento que vou acumulando ao longo do tempo :)

      Acompanhe os vídeos também!!!

      Abraços,

      Excluir
  4. Oi Fernanda! Seu post me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.Meu gato foi diagnosticado com a tríade felina, causada provavelmente pelo platynosomun. O diagnóstico foi através de ultrassom.Ele está em tratamento contra a tríade e tomando também antibióticos contra o possível platynosomun. O tratamento começou há uma semana (ele está internado, no soro, tomando os remédios injetáveis e sendo alimentado com recovery), mas ainda não vi melhoras. Ele ainda não voltou a comer. Ele é jovem, tem 5 anos. Ele ainda não ter voltado a comer, é normal? Seria o caso de trocar os medicamentos? E a tríade felina tem cura?
    Obrigada e abs, Samantha. RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samantha!


      Que bom que meu posto ajudou a esclarecer um pouco sobre a tríade.

      Sinto muito que seu gatinho esteja com este quadro. Realmente é uma doença de curso complicado...

      Um dos grandes problemas da tríade é que ela causa perda de apetite. O jejum alimentar prolongado em gatos é particularmente perigoso, pois a espécie é predisposta à formação de lipidose hepática. A lipidose seria em termos gerais a substituição de células funcionais do fígado (hepatócitos) por gordura. A gordura não tem função como um hepatócito e por isso pode causar insuficiência hepática. O fígado é o principal metabolizador de nutrientes alimentares e seu não funcionamento implica em uma série de problemas sistêmicos.

      A grande questão em um felino é fazê-lo comer. Muitas vezes isso terá que ser forçado, pois se depender dele, ele não o fará. Para isso pode-se usar sondas alimentares.

      A tríade Felina tem cura, mas tem um prognóstico bastante reservado, devendo ser avaliada individualmente conforme a resposta do paciente.

      Não creio que seja o caso de troca de medicamentos. A doença é que é complicada mesmo...

      Espero ter ajudado e espero sinceramente que seu gatinho saia dessa!

      Abraço

      Excluir
    2. Ola...boa noite!
      Meu gato tb foi diagnósticado com triade....gostaria de saber como seu gato está reagindo ao tratamento...
      Desde ja agradeço atenção

      Excluir
  5. ola ! Como se tem certeza que essa doença e causada por estress?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não se tem certeza. Uma das causas pode ser o estresse, mas não exclusivamente é ;)

      Excluir
  6. Olá
    Minha gata tem 7 meses percebemos que algo estava dando errado com a sua saúde quando ela simplesmente parou de comer e começou a ficar no canto, até então não imaginávamos o grau que se encontrava o estado dela, levamos numa clinica famosa o qual foi constado uma febre de 40º.. trocamos para um lugar mais barato e próximo de casa e foi sempre medicada com injeções onde falavam que era infecção pois no exame de sangue não havia dado nada. passar de uns 10 dias minha gata começou a piorar e ficar mais sem forças, levei em outro veterinário onde fizemos outro exames e deu plaquetas super altas mais que 300 mil minha gata estava pedindo socorro e mesmo assim ninguém percebeu. Unica coisa que descobriram era que estava com o figado atacado, até o momento em que ela teve uma convulsão em casa e levamos correndo ao primeiro veterinário onde detectou algo estranho ao apertar seus órgãos, de imediato internaram ela e novamente teve outra convulsão, fizeram a ultra de urgência e para a nossa alegria " INFECÇÃO em três órgão delas resumindo Tríade felina !
    Ela esta internada aos cuidados do veterinário o qual devíamos ter mantido, mas ele acha que ela não responde esta tomando tudo que for possível em sua veia e tiveram de por ela pra dormi pois se acorda muito acelerada já entra em convulsão novamente, e muito fraquinha de mais !!! com apenas 7 meses de vida.
    Será que há chances dela sair desta ? ou é realmente avançado e só depende dela mesmo como diz o veterinário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,

      Obrigada por sua participação.

      Realmente a tríade felina é um quadro delicado com um prognóstico reservado. Tudo dependerá da resposta do paciente aos tratamentos. Mantendo-o internado e respeitando todos os tratamentos necessários é tudo que você pode fazer.

      Vou mandar energias positivas!

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  7. Meu gato tem 1 ano e 9 meses e foi diagnosticado com colangiohepatite ha 8 dias e comecei o tratamento no mesmo dia com antibiotico ,Ursacol e protetor gastrico entre outras medicaçoes que a veterinaria passou apos fazer ultrason ver inflamacao somente no figado..ele respondeu muito bem voltou a comer e ficar ativo,sumiu toda icterícia mais hj parou de comer de novo e esta voltando a ficar icterico..porque sera que recaiu?
    agradeço desde ja...amanha vou leva lo ao vet,mais gostaria de sua opniao

    ResponderExcluir
  8. Meu gato tem 1 ano e 9 meses e foi diagnosticado com colangiohepatite ha 8 dias e comecei o tratamento no mesmo dia com antibiotico ,Ursacol e protetor gastrico entre outras medicaçoes que a veterinaria passou apos fazer ultrason ver inflamacao somente no figado..ele respondeu muito bem voltou a comer e ficar ativo,sumiu toda icterícia mais hj parou de comer de novo e esta voltando a ficar icterico..porque sera que recaiu?
    agradeço desde ja...amanha vou leva lo ao vet,mais gostaria de sua opniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua participação, Luciana.

      A tríade Felina é uma doença de desenvolvimento silencioso, muito caprichosa.
      Altos e baixos são esperados...

      Recomendo que realmente o leve de volta ao veterinário que está acompanhando o caso para novos exames e uma boa conversa.

      Boa sorte! ��

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu