sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sinais ultrassonográficos clássicos de tríade felina




A tríade felina é uma síndrome que afeta principalmente três órgãos; o fígado, o duodeno e o pâncreas. Normalmente ocorre por estresse considerado extremo para os pacientes como a morte de um ente querido ou a ausência prolongada por proprietário.

O que vemos nessas imagens são alterações clássicas da tríade: a diminuição da ecogenicidade do parênquima hepático e o consequente aumento da ecogenicidade dos ductos hepáticos (normalmente não visíveis), o aumento da ecogenicidade das camadas mucosa e serosa do duodeno e o aumento da ecogenicidade da região pancreática. Acredita-se que a inflamação comece em algum dos õrgãos envolvidos e por contato direto entre eles, a condição acabe se elastrando. 

A inflamação aguda em órgãos parenquimatosos e bem vascularizados como o fígado e o baço ocasiona uma diminuição da ecogenicidade devido ao aumento do aporte sanguíneo. Como o sangue é um líquido comum perante o ultrassom, assim como a urina e o transudato, o que se vê na tela é o equivalente a um acúmulo de líquido.


4 comentários:

  1. Olá, Fernanda!Hoje,tivemos na clínica,uma paciente felina,com 9 meses,SRD, apresentando vômitos,TR 40,5C e icterícia,com sensibilidade abdominal. O laudo de um US demonstrou hepatomegalia com cistos, vesícula inflamada.O bioq revelou 275 ALT,85 AST e leucograma com 26000 leucócitos.Mas, Creatinina 0,7 (apesar da desidratação) e no US os rins estavam normais.Gostaria de saber o desfecho do caso clínico acima e se haveria uma sugestão para minha paciente.Agradecida!Luciane Ballardin-Caxias do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq nao tenta investigar hepatite parasitaria? por platynossomum fastosum, sei la, animal tá jovem né...

      Excluir
    2. tem razão fabiana! sempre pode ser platynossomum sp. muito pertinente seu comentário!

      Excluir
  2. oi luciane! obrigada pelo seu comentário! com base no que você me falou, sugiro que se leve em consideração a infecção por Mycoplasma haemofelis. na ultrassonografia houveram outros sinais de alteração em outros órgãos? se há evidências de alteração em duodeno e/ou região pancreática, outra grande possibilidade é "tríade felina". se ela tem acesso à rua ou mora em casa, de maneira que possa ter tido contato com lagartixas - que nessa época do ano são encontradas em grande número -, é muito provável a infecção por Mycoplasma sp. como ela tem sensibilidade abdominal evidente, é muito provável que haja alteração em pâncreas. como no tratamento para tríade uma das drogas usadas em concomitância com outras é o antibiótico, sugiro começar com ciprofloxacino, que é de escolha também para a mycoplasmose (antiga hemobartonelose), por no mínimo 21 dias. tente ver se é possível fazer uma pesquisa de hemoparasitas antes do início do tratamento, mas após a coleta de sangue, já o inicie.
    boa sorte com a paciente e bom começo de ano!
    abraço!

    ResponderExcluir