domingo, 2 de janeiro de 2011

Conteúdo uterino e ovários de uma canídea





A esterilização, ao contrário da crença de muitos proprietários, pode ser bastante benéfica para aqueles animais cuja reprodução não é desejada por algum motivo. Muitas doenças podem ser evitadas adotando-se esse tipo de prática, sendo uma delas a piometra. 

A cada cio o organismo da cadela libera em seu corpo diversos hormônios a fim de preparar-se para a gestação. Cada um tem uma função e um alvo específicos, sendo o útero um dos principais locais de ação dos hormônios femininos. Toda essa oscilação que acaba ficando sem propósito, pode acabar predispondo o útero à infecções.

Essa paciente apresentava grande quantidade de descarga vaginal fétida de coloração amarelada e o que se vê no ultrassom é uma enorme quantidade de líquido acumulado dentro do útero, que normalmente é visualizado com dificuldade dorsalmente à bexiga, não devendo apresentar nenhum tipo de conteúdo em seu interior. 

Acredita-se que um útero distendido até as proporções de 2cm, variando conforme o tamanho do animal, possa ser tratado com a administração massiva de antibióticos, porém a maioria dos casos requer tratamento cirúrgico, sob pena de incontáveis reicidivas futuras caso essa providência não seja tomada. 

Nas outras imagens também podemos observar os ovários da mesma paciente. Interessante observar se há presença de cistos e combinar essas informações com o histórico do animal para que se possa distingui-los entre corpo lúteo e cisto ovariano proveniente de ovário policístico.  

5 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    tudo bem?
    Sempre acompanho seu blog! Adoro!!
    Gostaria de te pedir para postar mais ovários e também gostaria de saber como você diferencia um corpo lúteo de um cisto ovariano.
    Pois tenho muita insegurança para definir os ovários.. nunca sei se estou vendo mesmo um ou estou inventando...rs
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. oi cristiane! obrigada por sua visita e pelo seu comentário! adoro elogios ;)
    pode deixar que vou postar mais coisa sobre ovários. realmente são difíceis de encontrar, especialmente em cadelas de pequeno porte (que são a maioria dos pacientes, pra mim, ao menos). o segredo é achar o rim e daí partir para a região caudal dele. normalmente fica de 1 a 2 cm caudal. creio que não seja invenção!
    abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda tudo bem?
    Por favor, me tira uma dúvida...
    A piometra de coto uterino pode acontecer após 10 dias de OSH?
    E sangramento vulgar pode ser decorrente dela?
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OSH foi realizada por conta de piometra, e após 10 dias começou o sangramento vacinal...
      Yorkshire, 7 anos...
      Obrigada bjs

      Excluir
  4. Olá! Obrigada por participar.

    A piometra de voto uterino pode ocorrer sim 10 dias (ou mais ou até menos) após a castração. Pacientes com piometra anterior à castração são ainda mais predispostas.

    O sangramento pode decorrer tanto disso quanto de vaginities, reação ao fio de sutura, cistite e outros, por isso a recomendação é sempre levar imediatamente ao aparecimento de qualquer anormalidade ao veterinário responsável pelo caso.

    Beijos,

    ResponderExcluir