sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um órgão extraperitoneal, o rim


Os rins estão localizados de uma maneira levemente separada dos outros órgãos abdominais, já que esses estão delicadamente envoltos no peritônio. O peritônio é composto por duas partes, a visceral - diretamente revestindo os órgão abdominais - e a parietal - formando um grande pacote em contato com a parede abdominal. Os rins estão entre o peritônio parietal e a parede abdominal, ficando fora do "pacote" de órgãos.

Aproveito essa imagem de um felino com peritonite infecciosa felina efusiva para mostrar o claro término do peritônio, preenchido ferozmente por líquido, e a localização um tanto curiosa, porém fisiológica, de um dos rins, que parece como que escondido sob um fino lençol de seda.

4 comentários:

  1. Legal. Nas minhas aulas de anatomia, meu professor costumava dizer que os rins eram protegidos por um lençol peritoneal, mesmo. Com essa efusão deu para perceber bem nítido!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou Cata! Eu achei essa imagem bem interessante, já que realmente não é uma imagem que conseguimos ver com tanta clareza normalmente.

    ResponderExcluir