Pular para o conteúdo principal

Sinais de pancretite em um gato


O pâncreas é uma glândula de difícil observação, identificação e até mesmo de diagnóstico preciso, já que a dosagem de enzimas pancreáticas como a lipase são pouco ou nada realizadas no Brasil. Temos, porém, alguns indícios característicos que nos levam a crer se tratar de um caso de pancreatite. Em cães, podemos observar a ventroflexão do paciente e a extrama sensibilidade do mesmo à palpação abdominal; em gatos pode-se considerar o vômito agudo e a presença ou não de sensibilidade na região pancreática.

Logo vê-se que gatos não apresentam sinais clinicos tão clássicos como o cão, o que torna a realização de uma ultrassonografia abdominal bastante importante e útil no diagnóstico dessa alteração.

Com o transdutor correto e boas noções de anatomia é possível visualizar a região pancreática, quando alterada, logo caudalmente ao duodeno. Em casos de pancreatite aguda, observa-se diminuição da ecogenicidade do local, como na imagem acima. Em casos de pancreatite crônica, pode haver um aumento da ecogenicidade devido à uma possível calcificação da glândula.

Em gatos, ao juntar os sinais de diminuição da ecogenicidade pancreática com aumento da ecogenicidade parietal do duodeno e da espessura dos ductos biliares, logo pensa-se em "tríade felina".

Comentários

  1. Fernanda minha chará, estou iniciando na USG vet atualmente estou no IVI em SP participando do curso. Gostaria de saber qual aparelho voce está usando e quais os transdutores. Achei seu blog muito bom e didático meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda! Que legal que ter uma colega de profissão e área acompanhando meu blog! Espero que as informações possam ajudá-la e torná-la também mais apaixonada pela imagem :)

    Eu uso o Mindray DP-3300Vet. Qual você usa?

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade é Fernando, mas não tem problema eu não me identifiquei de forma adequada, rsrs
    Eu estou olhando o Mindray 4900 vet, pois tem um aqui no IVI para uso nas aulas praticas e tenho gostado bastante das imagens aparelho. Voce tem alguma experiência com esse aparelho? me parece bem semelhante ao 3300.
    A proposito, o que voce usa para impressão das imagens para o laudo? Obrigado pela resposta e meus parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Fernando,
    Desculpe pela confusão. Achei sinceramente que você fosse uma FernandA hehehe
    Pois bem, eu nunca usei esse outro modelo da Mindray, apenas o M5 Vet (que é MUITO legal, aliás!). Eu estou bem satisfeita com o meu Mindray. Tenho ele desde 2008 e nunca enfrentei nenhum tipo de problema ou dificuldade de manutenção. Só sugiro que você confira quanto à presença ou não de assistência técnica da marca na sua cidade ou próxima dela.
    Eu gosto e posso dizer que recomendo a marca, sim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Além de parabeniza-la pelo blog, gostaria de aproveitar a oportunidade e questiona-la quanto a qualidade de imagem dos aparelhos comercialmente viaveis para aquisição por quem esta começando no segmento ($).. estou vendo algumas marcas como Chison, Mindray, Vetvision, etc... o que vc recomendaria para quem esta começando?.. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Me intrometendo na conversa, também acompanho o blog, adoro! Trabalho com USG e uso o aparelho SIUI CTS 5500, é um bom aparelho para começar a trabalhar. O Mindray 4900 é muito bom, já utilizei esse aparelho e RECOMENDO! A imagem dele é muito boa! No momento eu uso uma impressora a Laser da HP para impressão das imagens, ficam lindas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Mariana, obrigado pelo comentário quanto a impressora! estou de olho na HP Laserjet Color 1025, está saindo por 445 reais em lojas especializadas, qual modelo de hp voce usa e qual papel? obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Outra coisinha Mariana, qual melhor o SIUI 5500 ou o Mindray 4900? achei o SIUI 5500 com 2 transdutores por pouco mais barato que o Mindray, ja o 7700 da SIUI no mesmo preço que o Mindray 4900 o que voce acha?

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernando! Estou usando a HP LaserJet preto e branco. Paguei 300 reais nela, e como ainda não tenho Doppler, não estou usando o colorido. Quem sabe mais pra frente vou ter que investir em outra, mas por enquanto tá ótimo. Eu uso papel A4 fotográfico fosco, tem vários tipos, aí você vê qual você se adapta melhor, eu uso o mais fino.

    Quanto aos aparelhos, os transdutores SIUI possuem uma frequência a mais do que os da Mindray, e é mais em conta, por isso e pelas condições de pagamento que me fizeram, comprei o SIUI. Mas o Mindray 4900 também é muito bom, acredito até que a imagem dele seja um pouco melhor do que o da SIUI, mas não muda drasticamente não. O SIUI 7700 eu nunca usei, então seria legal você testar ele, antes de comprar o Mindray 4900, porque se for o mesmo preço, quem sabe seja um aparelho melhor!

    Espero ter ajudado,
    qualquer coisa, meu email é
    marianahoffmann@veterinaria.med.br
    fique a vontade pra me mandar emails!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. obrigada pelos comentários colegas! fiquei feliz de vê-los comunicando-se entre si também :)
    concordo com o que a mariana falou e acredito que o melhor seja mesmo testar. a maioria dos fabricantes e distribuidores concorda em agendar um teste de seus aparelhos no consultório/clínica em que você trabalha :)
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda... estou terminando uma especialização e adorei seu blog... tb tenho o mesmo aparelho... qual probe está usando de 10M?? É O LINEAR?? nÃO TENHO O LINEAR...TENHO O MICROCONVEXO E LINEAR ENDORETAL JÁ Q ANTES EU USAVA EM BOVINOS RSR E IMPROVISO QND DÁ...MAS VELJO Q SUAS IMAGENS ESTÃO MELHORES...

    ResponderExcluir
  12. oi alexandra!
    obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog :)
    eu uso (como meio que improviso, também) o endoretal de 5MHz a 10MHz, passando por 7,5MHz. normalmente eu uso a frequência em 7,5MHz. eu gostaria de trocar meu convexo por um linear, já que eu acho que as imagens ficam mais fidedignas, por isso uso quase sempre o endoretal mesmo.
    para melhorar o contorno das imagens, eu aumento o IP (segundo botão em forma de glândula adrenal esquerda do lado esquerdo do teclado do aparelho), ajuda muito.
    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom essa troca de informações sobre os aparelhos. Aguém sabe me informar se o SIUI 900v pode ser usado em pequenos? Parece que o aparelho é direcionado para grandes, mas tem uma sonda nesse us que pode ser usada em pequenos.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  14. Edmundo, esses dias vi o sonosite titan e me apaixonei! Realmente lindíssimo e leve! o SIUI 900v não conheço...

    ResponderExcluir
  15. Ola Fernanda me chamo Alexandre e a acompnaho seu site há algum tempo. Estou pesquisando sobre aparelhos de US disponiveis no mercado mas ainda to cehio de duvidas sobre qual adquirir. O principal uso dele vai ser pra reprodução de GA mas terá uso na rotina da clinica também. Qual voce me recomenda com um custo x beneficio bom? Eu to em duvida entre o Mindray DP 2200 e o Chison 8300. O que voce acha? Ou me recomenda um outro?
    Parabens pela qualidade do site e continue assim.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ou no caso o SIUI 3300?

    ResponderExcluir
  17. Oi Alexandre,
    Obrigada pela visita!
    Não conheço todos os aparelhos, infelizmente, mas sempre gosto de reforçar que o futuro dono de qualquer um que seja tente testá-los antes da compra (seja no representante, fornecedor, na clínica de um colega...). Já ouvi falar muito bem do SIUI 3300 para uso auxiliar na reprodução.
    Veja que se for levar ao campo, é importante também prezar pelo peso e transporte, além das fontes de alimentação. Atente muito às frequências dos transdutores e ao software, que serão grandes aliados!
    Abraços e boa sorte,

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda!! Estou entrando no ramo da ultra de pequenos animais e estou pra comprar o Mindray 4900. Gostaria de saber se vc recomenda algum distribuidor no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol,
    Infelizmente não conheço ninguém específico no Rio de Janeiro... Quando adquiri o meu, há 5 anos atrás, foi através de uma importadora em São Paulo que já não existe mais. Essa DPS http://www.dpsequipamentosmedicos.com.br é bastante conhecida e confiável, quem sabe se você der uma ligada não consiga descobrir mais detalhes?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Olá!!! Meu nome é Ligia, sou Médica Veterinária e estou querendo comprar um SIUI 3300. Alguém chegou a comprar? Obrigada desde já! O blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Olá Fernanda! Parabéns pela sua disponibilidade em responder a todos aqui, esta atenção é primordial nos dias de hoje. Minha duvida é muito semelhante a de muitos, estou próximo de comprar um ultrassom para utilização em pequenos animais e grandes (reprodução). Gostaria de saber a diferença entre Chison e Mindray, li as especificações e são as mesmas caracteristicas entre si... Voce consegue me ajudar ? Outra duvida, sabe sobre onde posso adquirir aparelho de endoscopia ? Obrigadoo !! felipecordeiro@live.com

    Felipe

    ResponderExcluir
  22. oi felipe! obrigada por acessar e comentar o blog! como você pode ver, essa dúvida quanto aos aparelhos de ultrassonografia é a mais comum de todas. acredito que as diferenças entre um chison e um mindray devem ser principalmente quanto à fabricação, preço e sistema operacional/software. se estiver em dúvida e tiver como testar os dois, creio ser a atitude mais sensata, porque apesar das especificações técnicas serem as mesmas, muitas vezes nos adaptamos melhor a um determinado teclado ou software. gosto muito do meu mindray e minha principal reclamação a respeito dele é a completa falta de informações úteis e técnicas no manual; fui aprendendo pelo uso mesmo.
    pesquisei rapidamente sobre os endoscópios e cheguei neste site http://www.egcimagens.com.br/ que pareceu o mais confiável. normalmente esses fornecedores ficam mesmo em são paulo. interessante seria dar uma ligada, mandar um email ou algo assim para conseguir mais informações.
    obrigada!
    abraços

    ResponderExcluir
  23. Fernanda,tb me chamo Ligia e acabei de fazer um curso onde o aparelho usado era o dp50. Queria comprar um pra mim,vc indica algum melhor?
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia,

      Obrigada pela sua visita e pelo contato.

      Ultimamente eu ando interessada nos aparelhos da Sonosite, mas a Mindray é uma ótima marca com um ótimo custo-benefício. Como você já teve contato com esta última, é interessante, pois sempre recomendo a futuros compradores que façam um teste com o aparelho. Depois me conta qual você comprou!

      Abraços,

      Excluir
  24. Bom dia. Olá pessoal, adorei as conversas. Estou iniciando no ramo, fazendo curso e etc. Logo já estou a procura de equipamento para ultrassonografia móvel em pequenos animais. Atualmente quais as marcas que recomendam? Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarssila,

      Que legal a sua participação.

      Atualmente uso um Micromaxx Sonosite, que adoro profundamente. É sempre bom ir atrás daquele que você testar e saiba que terá manutenção na sua cidade ou próxima dela se necessário.

      Excluir
  25. Oi Dr. Fernanda,tudo bem?Tenho um aparelho de ultrassom chison 8300 e gostaria de saber se posso utilizá-lo para pequenos animais visto que estou para fazer um curso de ultrassonografia abdominal em pequenos animais.Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo dependerá da frequência em que seu(s) transdutor(es) opera(m). Para animais de pequeno porte você precisa de frequências mais altas, geralmente entre 5MHz e 13MHz, sendo uma média aceitável de 7,5MHz.

      Boa sorte no curso!

      Excluir
  26. Boa tarde, Dra Fernanda, estou comprando um Ultrassom e estou em dúvida entre o DP2200 e o DP 20 Vet, trabalho exclusivamente com bovinos, e o uso será para diagnóstico precoce de gestação. Me informaram que a imagem no DP 2200 é muito boa, mas me disseram que a imagem do DP 20 não perde para ele, o DP 20 tem uma estética melhor e mais fácil para guardar. Se a Doutora ou leitores puderem me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Dra Fernanda, estou comprando um Ultrassom e estou em dúvida entre o DP2200 e o DP 20 Vet, trabalho exclusivamente com bovinos, e o uso será para diagnóstico precoce de gestação. Me informaram que a imagem no DP 2200 é muito boa, mas me disseram que a imagem do DP 20 não perde para ele, o DP 20 tem uma estética melhor e mais fácil para guardar. Se a Doutora ou leitores puderem me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dr Wagner,

      Obrigada por sua participação aqui no blog.

      Eu não conheço exatamente a imagem dos aparelhos, porém creio que como você estará predominantemente no campo, deve optar pelo aparelho que lhe trará a melhor qualidade com o maior conforto e facilidade de transporte.

      Vamos ver se algum dos colegas tem mais opiniões para dar, mas eu optaria por basear minha escolha nesse fator que mencionei.

      Forte abraço e boa sorte!

      Excluir
  28. Boa tarde Fernanda, parabéns pelo sucesso da sua pagina. Já li alguns artigos que publicou e estou me apaixonando pela área. Estou pesquisando alguns aparelhos e me foi apresentado o "DCU12 VET" alguém conhece esse aparelho?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisson,

      Obrigada por sua participação! Parabéns por estar pesquisando a opinião de colegas antes de adquirir seu aparelho. Como vc pode ver, é muito frequente a dúvida antes da compra :)

      Pois então, eu mesma não conheço o aparelho que você menciona, mas reforço a importância de saber da assistência técnica adequada em sua cidade ou em uma cidade próxima e da praticidade para transporte caso vc vá usar o aparelho móvel. Avalie sempre se a imagem que o aparelho produz lhe agrada e se trabalha com os transdutores de frequência adequada para sua necessidade (grandes ou pequenos). Visto isso, o restante praticamente só vai envolver sua familiaridade com o equipamento e sua rotina de imagens.

      Eu adoro diagnóstico por?imagem e entendo perfeitamente a paixão que ele provoca. Desejo-lhe toda a sorte!

      Abraços!

      Excluir
    2. Meu objetivo é trabalhar com pequenos animais. Outra duvida é sobre doppler colorido. Obrigatoriamente quando um aparelho possui doppler colorido ele é melhor do que o preto e branco?

      Excluir
    3. Ótimo saber! Procure sempre pelas frequências mais altas então, como 7,5Mhz, no mínimo 5,0MHz. As frequências ainda mais altas serão úteis para gatos e micro-cães. Se for o caso de exames de tecidos moles ou olhos, usa-se frequências acima de 10Mhz.

      Não necessariamente o Doppler colorido vai ser melhor, mas certamente para suportar essa modalidade ele terá mais recursos e por isso provavelmente a qualidade de sua imagem será melhor.

      Atualmente eu uso um Micromaxx da Sonosite e adoro! Tem Doppler colorido e pulsado e eu uso bastante!

      Excluir
  29. Bom dia, Fernanda.
    Eu me chamo Susana. Gostaria de saber qual é o aparelho de ultrassom q vc trabalha atualmente?
    Obrigada
    Tô querendo comprar um tb.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susana,

      Obrigada por participar!

      Conforme na resposta acima, ainda mantenho meu Micromaxx da Sonosite. Dois transdutores multifrequenciais e Doppler pulsado e colorido, além da portabilidade (peso baixíssimo em relação ao meu Mindray DP3300-Vet).

      Recomendo! Veja nos meus posts mais novos a diferença da qualidade da imagem.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu