A criptorquidia decorre ausência de exposição correta dos testículos, podendo acometer apenas um deles ou ambos, devido ao estreitamento idiopático do canal inguinal.
Quando no útero materno, os testículos dos fetos de cães e gatos do sexo masculino localizam-se dentro da cavidade abdominal dos mesmos. Pensando anatomica e fisiologicamente, os testículos são o substituto masculino dos ovários, apresentando funções proporcionalmente similares e localizações intra-abdominais igualmente parecidas.
Tendo em mente a anatomia, recomendo começar posicionando seu transdutor com o apontador cranial, na linha alba, ventral à bexiga urinária. Visualizando a bexiga, corra o transdutor caudalmente em direção à próstata para então começar a virar seu pulso com o pobre para a esquerda e a direita, suavemente. É muito comum encontrar o testículo nessas regiões laterais à próstata.
A estrutura observada será muito parecida à esta da imagem; ovalada, parênquimatosa e mais provavelmente lisa e homogênea. Algumas vezes será possível distinguir epidídimo e testículo, já que normalmente o ultrassom é indicado logo que há a constatação de criptorquidia parcial ou completa e a tão comum neoplasia local ainda não se instalou. Caso o testículo já tenha sido dominado por tecido neoplásico, a aparência poderá ser das mais diversas, mas principalmente grosseiro, heterogêneo e vascularizado excessivamente.
Quando ele ou eles não forem encontrados em região inguinal, o ultrassonografista deve procurar em região ovariana, ou seja, caudalmente aos rins em aproximadamente 2 cm.
Alguns cães e gatos poderão apresentar testículos remanescentes em região inguinal subcutânea, na porção medial dos membros posteriores e até próximo à região perianal. Raríssimas vezes essas glândulas poderão estar inseridas no meio da musculatura, confundindo-se facilmente com um linfonodo mesmo à palpação.
Muy buen blog, felicitaciones.
ResponderExcluirLe dejo otro de un amigo.
http://neurovetguate.blogspot.com/
gracias por visitar mi blog y dejar un comentario. espero que regrese más a menudo. gracias también por la indicación del blog de su amigo, muy bueno!
ResponderExcluir