terça-feira, 10 de junho de 2014

O ultrassonografista

A ultrassonografia é um exame dito operador dependente, ou seja, a habilidade do médico veterinário que manipula o aparelho de ultrassom reflete diretamente na qualidade das imagens obtidas. 

Além de ser dono de uma técnica manual e mecânica adequada, o ultrassonografista deverá adquirir e expandir sua capacidade mental de criação e armazenamento de figuras. 

Todos os dias formas e tonalidades aparecerão em frente aos olhos do operador e seu banco de dados mental ficará mais rico. 



Entrará em ação seu senso criítico obtido durante os estudos de clínica médica para analisar, julgar e sugerir diagnósticos a partir de uma imagem. 

Reunindo todas as informações gestadas durante o exame, o ultrassonografista redigirá o laudo do exame, relatando as alterações fisicas das estruturas observadas e indicando o que isto pode significar. 

Muitas vezes uma alteração não é patognomônica (não é característica clássica e diagnóstica de uma doença) e pode indicar várias enfermidades. Por isso a ultrassonografia, os outros exames de imagem, a avaliação clínica e os exames laboratoriais devem sempre trabalhar juntos e concomitantes. 

2 comentários:

  1. Dr. Fernanda,meus parabéns.tenho lido seu material publicado e estou gostando muito.Sou médico veterinário e gosto muito do que faço,amor a profissão.Comprei um ultrassom na qual trabalho com grandes animais e vou fazer um curso em São Paulo na área de pequenos animais.Poderia por favor recomendar algum livro nesta área para pequenos animais e se fosse conhece o livro de ultrassonografia na reprodução animal,aliás reprodução é uma área que gosto muito.Felicidades e que DEUS a abençõe sempre.Como o seu blog tem me ajudado.Agradeço muito.Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dr. Paulo,

      Obrigada por sua participação e comentário. Desejo sempte o sucesso dos colegas apaixonados pela profissão como você.

      Veja os livros de Kealy e McAllister, os da Cibele Carvalho e da Dominique Penninck. Eu também uso muito os artigos de clínica mesmo para quando quero algo bem atual e abrangente.

      Quanto à reprodução eu não tenho nada específico para indicar, mas sei de alguns livros voltados para o tema de ultrassonografia na reprodução animal.

      Boa sorte com tudo!!!

      Excluir