Canídeo de aproximadamente três anos de idade, sem raça definida, do gênero masculino, reprodutivamente ativo, porte médio. Foi atendido na clínica veterinária por apresentar disúria e/ou anúria, disquesia e hipo ou anorexia.
Ao exame ultrassonográfico notou-se diversas formações arredondadas e de superfície lisa e hiperecóica sedimentadas em lúmen de vesícula urinária (paciente em decúbito dorsal), produzindo intensa e límpida sombra acústico posterior. Cada uma das estruturas media aproximadamente 1,00 cm de diâmetro, quando era possível isolá-las para mensuração, já que à manobra de balotamento, devido ao peso, os cálculos não flutuavam tão facilmente.
A próstata do paciente apresentava dimensões aumentadas e heterogeneidade notável de parênquima, com características raiadas e singulares.
A próstata do paciente apresentava dimensões aumentadas e heterogeneidade notável de parênquima, com características raiadas e singulares.
Era possível observar espessamento discreto da parede da bexiga, já que sua repleção era intensa, mesmo com a sonda uretral presente e bem posicionada - característica constatada através da ultrassonografia. A face interna parietal apresentava claros sinais de desprendimento e hiperecogenicidade notável, formando estrias parcialmente aderidas à parede.
O rim direito era facilmente visível devido ao tamanho expressivo de aproximadamente 10,0 cm de comprimento em eixo longitudinal, destacando o parênquima de seu estrato cortical intensamente hiperecóico e estriado, com aspecto raiado e regular, comprimindo concentricamente a camada medular e mantendo intacto o padrão de diferenciação córtico-medular. Seu contorno externo próprio era regular, porém seu formato arredondado, imagem reforçada pela presença de intenso derramamento líquido subcapsular generalizado.
O ureter correspondente ao rim afetado era visível até sua porção mediana por apresentar calibre de aproximadamente 0,57 cm, distendido por líquido anecóico, com paredes regulares e trajeto moderadamente tortuoso.
Ao redor do rim direito e ao longo de todo o hemiabdômen de mesmo lado, havia líquido livre em cavidade abdominal e hiperecogenicidade do peritônio e da gordura locais, sendo o líquido de aparência sonográfica heterogênea devido aos diversos ecos puntiformes flutuantes em seu meio.
As características imaginológicas das alterações poderiam sugerir ruptura de ureter direito, logo o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia exploratória de urgência.
A cirurgiã responsável pelo procedimento relata aderência intensa e de difícil remoção do rim direito em musculatura dorsal, presença de líquido livre em cavidade abdominal com aspecto de urina e peritonite focal notável. Ainda de acordo com a médica veterinária, o ureter direito não apresentava sinais de descontinuidade parietal.
A origem da urina em cavidade abdominal pode advir da dificuldade de esvaziamento vesical, provocando adelgaçamento da parede da bexiga por distensão e extravasamento de conteúdo à cavidade, causando peritonite pelo próprio contato com o líquido irritante.
Olá Gostaria de mais fotos dessa ultrassonografia, teria como?
ResponderExcluirFernanda.vet@hotmail.com
Excluir