Muitas vezes o ultrassonografista se depara com líquido livre abdominal. Normalmente este é um motivo de grande preocupação clínica, pois pode representar várias afecções diferentes, inclusive as de ordem sistêmica. Quando observado em cães, pode-se pensar em neoplasia abdominal, hipoproteinemia, peritonite, perfuração de órgãos quando há suspeita de corpo estranho, rompimento de bexiga, vasos ou órgãos parenquimatosos altamente irrigados como fígado e baço, afecções cardíacas, shunt portohepático, dentre outros. Em gatos, as suspeitas recaem comumente em peritonite infecciosa felina (PIF), mas também podem representar as mesmas alterações dos cães. Gatos e cães altamente parasitados por ecto e endoparasitas cronicamente podem apresentar hipoproteinemia. Uma centese ecoguiada desse líquido pode ser muito importante para o diagnóstico diferencial. Para isso, basta posicionar o paciente cooperativo em decúbito dorsal, encontrar a linha alba com o transdutor e
Excelentes imagens doutora, qual aparelho vc usa?
ResponderExcluirObrigado e parabens
Obrigada! Atualmente uso o Sonosite Micromaxx com transdutor linear de 13-6 MHz :)
ExcluirQuanto custa uma ultrasonografia para ver como e quantos filhotes minha schitzu vai ter.
ResponderExcluirOlá Claudiomar,
ExcluirO preço do exame de ultrassonografia varia conforme a região do país, da cidade e do estabelecimento que oferece o serviço. O ideal é ligar para um médico veterinário de sua confiança e pedir pelo exame de ultrassom gestacional. Ele poderá lhe informar o valor.
Quanto à quantidade de filhotes, a ultrassonografia não é o método mais preciso para a contagem. Para isso normalmente é indicada a radiografia abdominal quando a mãe está com mais de 45 dias de gestação.
Obrigada por participar.