O pâncreas é uma glândula de difícil observação, identificação e até mesmo de diagnóstico preciso, já que a dosagem de enzimas pancreáticas como a lipase são pouco ou nada realizadas no Brasil. Temos, porém, alguns indícios característicos que nos levam a crer se tratar de um caso de pancreatite. Em cães, podemos observar a ventroflexão do paciente e a extrama sensibilidade do mesmo à palpação abdominal; em gatos pode-se considerar o vômito agudo e a presença ou não de sensibilidade na região pancreática. Logo vê-se que gatos não apresentam sinais clinicos tão clássicos como o cão, o que torna a realização de uma ultrassonografia abdominal bastante importante e útil no diagnóstico dessa alteração. Com o transdutor correto e boas noções de anatomia é possível visualizar a região pancreática, quando alterada, logo caudalmente ao duodeno. Em casos de pancreatite aguda, observa-se diminuição da ecogenicidade do local, como na imagem acima. Em casos de pancreatite crônica, pode haver u
Excelentes imagens doutora, qual aparelho vc usa?
ResponderExcluirObrigado e parabens
Obrigada! Atualmente uso o Sonosite Micromaxx com transdutor linear de 13-6 MHz :)
ExcluirQuanto custa uma ultrasonografia para ver como e quantos filhotes minha schitzu vai ter.
ResponderExcluirOlá Claudiomar,
ExcluirO preço do exame de ultrassonografia varia conforme a região do país, da cidade e do estabelecimento que oferece o serviço. O ideal é ligar para um médico veterinário de sua confiança e pedir pelo exame de ultrassom gestacional. Ele poderá lhe informar o valor.
Quanto à quantidade de filhotes, a ultrassonografia não é o método mais preciso para a contagem. Para isso normalmente é indicada a radiografia abdominal quando a mãe está com mais de 45 dias de gestação.
Obrigada por participar.