Pular para o conteúdo principal

Líquido livre na cavidade abdominal e vasodilatação hepática em um felino


Essa paciente havia sido submetida à cirurgia de retirada de lobo quadrado há três dias, devido à alterações encontradas durante a laparoscopia para biópsia intestinal (as imagens das alças intestinais estão no próximo post). Havia, durante a cirurgia, um líquido amarelado solto na cavidade abdominal, que advinha do rompimento da vesícula biliar. Curioso o fato da gata não apresentar sequer sinais de peritonite, o que talvez indique o fato do rompimento ter ocorrido há pouco tempo antes da intervenção cirúrgica.

A indicação para o ultrassom veio para controle do processo de cicatrização hepática. Neste exame então, o que se observou foi uma intensa vascularização do parênquima hepático nas proximidades do lobo que foi retirado e da vesícula, que acabou sendo igualmente removida. Havia também líquido livre no abdômen, provavelmente em função de hipoalbuminemia e até da lavagem abdominal a que a paciente havia sido submetida há poucos dias.

Comentários

  1. Olá Fernanda..
    Na segunda imagem vi 3 estruturas onde vc disse que são vasos... Como vc consegui diferenciar já que poderia ser confundido com qualquer outra coisa. Pergunto só pq claro estou vendo uma imagem estatica...
    obrigado....

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner,
    Realmente é complicado julgar uma imagem estática de ultrassom, por isso muitos clínicos sequer se interessam em ficar com essas imagens.
    Nesse caso eu sei que se tratavam de vasos porque estava fazendo a imagem na hora, animada e a par do caso da pacientes. Além de saber que estava na região recém-mexida pelo procedimento cirúrgico. Se fossem ductos biliares, por exemplo, a imagem seria diferente, pois esses normalmente possuem paredes mais hiperecóicas e visíveis do que os vasos hepáticos.
    Qualquer outra dúvida, não hesite em perguntar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. ola fernada td bem.
    sou veterinario e realizo US a 1,5 anos e ainda ha muitas duvidas ...
    no liquido ascitico a visualiza;'ao [e mais facil pois ha imagem e hipoecogenica, mas no caso de celularidade com ou sem infeccao a visualizacao e mais complicada, pode me dar algumas dicas...
    obrigado, amilcar

    ResponderExcluir
  4. Olá Amílcar,
    Eu vou bem e você? Obrigada por sua visita blog e por comentar. Trocando idéias evoluímos.
    Normalmente com o paciente em decúbito dorsal, qualquer sedimento que possa estar presente no líquido livre intrabdominal deverá sedimentar dorsalmente, deixando sua visão livre para apenas o conteúdo hipoecóico. A ascite em pequena quantidade pode ser observada dorsalmente aos lobos hepáticos do lado direito quando o paciente estiver neste decúbito que falei antes. Se houver líquido, ele será sempre predominantemente hipoecóico, ainda que com celularidade. Porém, a peritonite nem sempre produz líquido, daí você verá hiperecogenicidade de peritônio acompanhado de ecotextura grosseira e floculação (a imagem parece estar com o ganho muito alto), além de provável "plissamento" de alças intestinais, especialmente da camada serosa (devido à irritação local).
    Espero que eu tenha ajudado.
    Boa sorte na sua atuação!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu