quarta-feira, 23 de junho de 2010

Insuficiência renal crônica acompanhada de hidronefrose em um felino




Este paciente de 14 anos de idade apresentava deformidades faciais devido a um carcinoma espinocelular na região buco-nasal e já havia sido submetido a diversos procedimentos de criocirurgia para remoção de neoplasias no local. Nas vésperas de uma nova intervenção cirúrgica, os resultados dos exames de rotina para se certificar da capacidade renal do paciente para receber medicações anestésicas apontaram para um aumento da uréia e da creatinina séricas.

Encaminhado para um exame ultrassonográfico, as imagens obtidas durante a avaliação mostraram rins severamente afetados em sua arquitetura, porém, sem aumento ou diminuição do tamanho. O esperado em casos de insuficiência renal crônica seria uma diminuição generalizada do tamanho dos rins, porém, nesse caso, o que foi observado foi um aumento concêntrico da camada cortical e a destruição dos cálices renais, o que ocasiona a imagem do rim esquerdo, totalmente hidronefrótica. A urina coletada por cistocentese guiada era bastante límpida, porém extremamente diluída e de cor amarelo-claríssimo, um grande indicativo de IRC, que acompanhado da imagem de completa perda de arquitetura renal confirma aquele diagnóstico.

2 comentários:

  1. ESTOU COMEÇANDO AGORA COM OS MEUS US FIZ CURSO DE ABDOME E PELVE, PANCREAS E LINFONODOS . ESTOU INDO FAZER AGORA NO FINAL DO MES O CURSO DE OFTALMO.
    COMO LER O SEU BLOG TEM ME AJUDADO!
    OBRIGADA MESMO. ABRAÇOS .LUDMILLA HUMMIG
    BRASILIA-DF

    ResponderExcluir
  2. Ludmilla, como foi ótimo ler seu comentário! Espero mesmo poder ajudar.
    Se tiver alguma sugestão de conteúdo ou dúvida, não se acanhe de comentar.
    Boa sorte no curso de oftalmo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir