A intussuscepção tanto pode ser a causa de manifestações gastrointestinais, quanto o sintoma. Esse termo se refere ao englobamento de um órgão por outro e normalmente envolve as alças intestinais. Casos de diarréia prolongada e peritonite podem levar a esse quadro; o primeiro por causa da intensa motilidade causada pela irritação da mucosa e o segundo porque há uma irritação da camada serosa. A intussuscepção pode ser inconstante, ou seja, aparecer e desaparecer. A solução é cirúrgica e normalmente envolve a retirada da porção alterada da alça intestinal, já que a manutenção prolongada dessa alteração leva à isquemia e à conseqüente necrose do segmento.
Observando as imagens pode-se compreender perfeitamente o conceito de englobamento de uma porção da alça intestinal pela outra. Normalmente sente-se uma enorme e rígida estrutura tubular no abdomen do paciente, que apresenta sinais clássicos de obstrução, dor à palpação e possivelmente, peritonite.
Oi Fernanda, há um tempo perguntei sobre a imagem de intussepção, e como vc bem me disse realmente é bem distinta se comparada a de um corpo estranho.
ResponderExcluirComo lhe disse, gosto muito de ultrassonografia e gostaria de saber se pode me indicar livors, materiais bons que eu possa estudar um pouco, pretendo seguir esta área, e seria bom estudar antes de iniciar um curso.
Obrigada, Gisele Louise.
Meu e-mail: giselelouise25@hotmail.com
Olá Gisele,
ResponderExcluirQue bom que você está acompanhando o blog :)
Eu gosto muito do livro Radiologia e Ultra-sonografia do Cão e do Gato (http://www.centerbook.com.br/Books.asp?cod_livro=KE1202). É meu favorito! Acho conciso e preciso, sem contar que ainda aborta detalhes técnicos da utilização dos aparelhos, coisa que normalmente nem se aprende direito na faculdade.
Eu começaria por ele :)
Manteremos contato. Obrigada pelo post!
Abraços
Oi Fernanda, muito obrigada pela dica, e com certeza manteremos contato sim.
ResponderExcluirAcompanho sempre, seu blog é muito muito bom, traz ótimas informações.
Obrigada, abraços
Uma amiga que me indicou o Nyland, também é um bom livro?? O que acha?
ResponderExcluirObrigada
o nyland também é muito interessante, um pouco mais técnico e pesado (em todos os sentidos). vale a pena dar uma olhada também. :)
ResponderExcluirOi, Fernanda.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog.Está ficando muito bom.
Estou interessado em iniciar um cusro de ultra e trazer este serviço para meu consultório. Qual aparelho de custo razoável vc me indicaria? Ou mesmo qual vc usa atualmente?
Oi Palanca,
ResponderExcluirObrigada por visitar o blog e deixar um comentário! :)
Atualmente eu uso o Mindray DP-3300Vet. Ele teve uma ótima relação custo-benefício, mas tem alguns poréns como não ter doppler colorido. A grande vantagem dele são as três entradas USB que permitem que você grave tudo direto num pendrive ou imprima com uma impressora de mesma porta.
Entre no site www.bolsaus.com para dar uma olhada nas cotações de preço.
Eu gosto muito do meu, mas cada ultrassonografista tem sua preferência :)
Abraços e boa sorte!
ola Fernanda!
ResponderExcluirno caso de obstrução quais as prováveis alterações na parte hepática.
Olá Ivan.
ExcluirProvavelmente vc terá aumento das enzimas hepáticas como uma resposta aguda. ALT e GGT podem estar aumentadas, assim como a própria FA.