Pular para o conteúdo principal

QUIZ: O que as imagens sugerem?



Este paciente, um gato de 8 anos, sem raça definida, macho, amarelo, castrado, apresentava súbita anorexia, perda de peso e icterícia. Ele mora sozinho com o dono em um apartamento, não come nada diferente de ração industrializada, sempre se alimentou normalmente, bem como urinava e defecava.

Com base nas imagens acima e no breve histórico do paciente, sugira o diagnóstico.











Resposta
O paciente apresentava obstrução biliar provavelmente ocasionada por fibrose hepática advinda de um processo crônico de origem desconhecida.

Comentários

  1. Essas estruturas circulares anecogênicas são cortes transversais da vesícula muito dilatada e dando voltas??
    Sinceramente não sei, mas estou curiosa.

    ResponderExcluir
  2. olá... estava aqui ajudando meu noivo a fazer uma pesquisa (ele é aspirante a veterinario hahahaha) e achei seu blog, achei muuuito bacana!!!
    da uma passada no meu tb... são areas diferentes mas nada impede de te gradar neh...
    www.artesanato-ecia.blogspot.com
    ahhh... jah vou te seguir!!!

    ResponderExcluir
  3. muito legal!
    Minha impressão é, pelas imagens, que a vesícula faz voltas mesmo... curioso!

    ResponderExcluir
  4. olá colegas!
    obrigada pelos comentários e pelo interesse.

    realmente a imagem é de vários cortes transversais da vesícula biliar e dos ductos biliares. eles estavam extremamente dilatados e essa é uma imagem bem clássica de processo obstrutivo.

    no caso desse paciente, a causa da obstrução biliar não foi totalmente estabelecida, mesmo com a realização de laparotomia exploratória, porém, havia sinais de cirrose hepática, lipidose e provável falência do órgão, o que poderia ter contribuído para o quadro. o paciente acabou falecendo com sinais de encefalopatia hepática.

    vocês gostaram do quiz? se sim, farei outros mais detalhados.

    abraços!

    nathy, vou entrar e seguir seu blog, sim. apesar de veterinária apaixonada, sou também fã de trabalhos manuais. :)

    ResponderExcluir
  5. eu adorei o quiz, é um incentivo pra nós conseguirmos associar imagens e possíveis diagnósticos e também os diferenciais pra aquela imagem! ADOREI :)

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo retorno, mari! que bom mesmo que você gostou. vou tentar fazer outros melhores :D

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca tinha visto essa imagem, nem nos livros que eu tenho. Acompanho o blog tem um tempo, mas hoje tive que comentar. "Linda" imagem...

    Beijos
    Zelinda.
    Médica Veterinária Ultrassonografista, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. que bom que gostou, zelinda! a imagem se assemelha um pouco até a bolsas fetais, não?
    obrigada pelo seu comentário!
    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Sim, Fernanda, se assemelham sim. Fiquei super assustada na verdade, antes de ver a resposta.
    Mas você já tinha visto isso antes, ou só fechou a imagem na laparotomia?
    Abços

    ResponderExcluir
  10. zelinda, eu sabia por causa do histórico do paciente, do aumento da fosfatase alcalina sérica e da localização da alteração, porém a laparotomia me ajudou a visualizar melhor e a imagem não vai mais sair da minha cabeça :)

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Isso aqui é bom demais. Fernanda, tenho 52 anos e sou veterinário. Acabei de comprar um US Aloka 500, sou apaixonado por imagem e fico aqui me deliciando. Estou aprendendo muito.
    Fico no interior das Alagoas, aqui o público ainda não tá muito acostumado com US na veterináia. Bom! vou continuar estou sendo ajudado por vcs

    ResponderExcluir
  12. joão, muito obrigada pelo seu comentário! fico sempre feliz em saber que estou contribuindo com o aprendizado e interesse dos meus colegas nessa área :) espero que cada dia mais seus conterrâneos se interessem na ultrassonografia veterinária e você faça muitos exames!
    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Parabéns pelo blog e pelas imagens, estou escrevendo uma revisão sobre obstrução de vias biliares extra hepáticas, gostaria de sua autorização para utilizar estas imagens.

    Grato desde já!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por seu comentário e visitas!

    Se quiser usar as minhas imagens, não vejo problema nenhum, desde que com os devidos créditos. Se precisar de mais detalhes ou mesmo de outras imagens deste caso, me avise.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernanda!!! Sou Magna, MV e USGrafista tmb...
    Adoro seu blog e sempre q posso passo aqui para dar uma olhadinha nas novidades, mas nem sempre encontro algo novo...
    Posta pra gente imagens de ruptura esplenica e diafragmatica, torção gastrica, TVT, tumor hepatico, linfoma,torção gastrica, peritonite, neoplsia esplenica... Em fim seria bacana ver estas imagens no seu blog... Grd abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magna, oi! Obrigada por sua visita e comentário! Adorei que você tenha sugerido vários temas interessantes de posts! Às vezes fico meio sem inspiração mas você trouxe idéias legais! Vou colocar posts novos em breve!
      Abraço !

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu