Pular para o conteúdo principal

Ovários remanescentes




A ovariosalpingohisterectomia (OSH) é um procedimento realizado com grande frequência em animais domésticos, sendo o método de eleição para esterilização e tratamento de doenças do trato reprodutivo de gatas e cadelas (SCHIOCHET, 2007; OLIVEIRA, 2007: DONNEZ et al, 2007). As principais complicações decorrentes da OSH são a piometra de coto uterino, hemorragias locais, ligação acidental de ureter, incontinência urinária, ganho de peso corporal e estro recorrente (síndrome dos ovários remanescentes), que é caracterizado pela permanência recorrente dos sinais clínicos típicos do período de estro - cio (GRUNERT, 2005). 

A síndrome dos ovários remanescentes (SOR) pode acontecer por causas iatrogênicas como também por produção endógena de hormônios femininos devido à presença de tecido ovariano funcional, mesmo que em local atípico (OLIVEIRA, 2007). Como diagnóstico diferencial pode-se citar outras afecções que causam sangramento vaginal, tais como neoplasias, vaginite, piometra de coto uterino, traumatismos, coagulopatias e terapia exógena com estrógenos (OLIVEIRA, 2007). 

A manifestacão inadequada do cio após a OSH pode ser observada quando há existência de tecido ovariano acessório no ligamento largo uterino ou quando a técnica cirúrgica não foi realizada de maneira adequada, o que permite a permanência de resquícios ovarianos, que entram em contato com o mesentério, são revascularizados e voltam à sua funcionalidade (BIRCHARD, 2003; HEFFELFINGER, 2006; MACEDO e LOPES, 2003). 

Ambas as pacientes foram avaliadas ultrassonograficamente no período de estro, quando há intensa atividade ovariana e o aparecimento dos folículos é evidente, ocasionando as imagens císticas acima. Nos dois casos, o tecido ovariano remanescente desenvolveu-se especialmente no lado direito das pacientes, provavelmente porque este ovário é mais profunda e cranialmente alocado no abdômen, tornando sua exposição cirúrgica completa mais difícil (FINGER et al, 2009).  

Referências bibliográficas

BIRCHARD, S. J. Manual Saunders: Clínica de Pequenos Animais. Rocca, São Paulo, SP 2003. 

DONNEZ, O. et al. Primary ovarian adenocarcinoma developing in ovarian remnant tissue tene years afeter laparoscopic hysterectomy and bilateral salpingoophorectomy for endometriosis. Journal of minimally invasive ginecology, v.14, p.252-257, 2007. 

FINGER, B.L. et al. Videolaparoscopia no diagnóstico e tratamento da síndrome do ovário remanescente em uma gata. Ciência Rural, v.39, n.8, 2009.

GRUNERT, E. Patologia e Clínica da Reprodução dos Animais Mamíferos Domésticos. Varella, São Paulo, SP, 2005.

HEFFELFINGER, D. Ovarian remnant in a 2-year-old queen. Canadian Veterinary Journal, v.47, p.165-167, 2006. 

MACEDO, L.P; LOPES, M.D. Síndrome do ovário remanescente em cadelas: revisão. Clínica Veterinária, v.44, p.22-24, 2003. 

OLIVEIRA, K.S. Síndrome do ovário remanescente. Acta Scientiae Veterinarie, v.35, suppl.2, p.273-274, 2007. 

SCHIOCHET, S. et al. Ovariectomia laparoscópica em uma gata com ovários remanescentes. Acta Scientiae Veterinarie, v.35, n.2, p.245-248, 2007. 

Comentários

  1. muito legal Fê! Peguei um caso ontem, as imagens bem semelhantes às que tu botou aqui.
    Obrigada =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. que bom, mari! sempre legal trocarmos figurinhas, literalmente ;)

    ResponderExcluir
  3. Minha cadela,fez a cirurgia de laqueadura em Maio,agora ela começou a apresentar sangramento na vagina e sintomas do cio,então voltei com ela na veterinária que fez a cirurgia e ela a diagnosticou com Vaginite,mas ela não tem contato com outros cães e não sai na rua desacompanhada,as vezes ela tem aquela mania de arrastar a bunda no chão,mas não ocorre direto.Então te pergunto seria isso essa Síndrome ou seria a vaginite mesmo,pois logo após a cirurgia a médica me disse que poderia ter ficado alguma celulas de ovário junto a rim,pois o ovário dela estava muito grudado ao rim,e que ela poderia ter os sintomas do cio,mas não haveria sangramento,e o exame de sangue dela não apresentou alterações nenhuma.

    massariolles@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Rodrigo,

    Obrigada pelo seu comentário e visita ao blog!

    No caso na sua cadela eu sugiro que você volte a contatar a veterinária responsável pela cirurgia e acompanhamento clínico da sua cadela, quando ela estiver apresentando sinais de cio evidentes (sangramento vaginal, vocalização, mudanças comportamentais típicas...), e peça para realizar um exame ultrassonográfico. A partir do resultado deste exame será possível determinar a verdadeira causa dessas alterações e com isso tomar as medidas adequadas para reverter ou tratar a paciente.

    Espero que dê tudo certo!

    Boa sorte,

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, obrigada pelos comentarios, estou lendo com muita atenção pois a minha cadela de oito anos foi castrada ha dois anos atras e començou com um sangramento. Feito o ultrasson e apareceu o ovario esquerdo, remanescente. O veterinario falou que pode fazer cirugia para retirar ou deixar passar ums meses para decidir se eu nao me incomodar com o sangramento. So que a cadela esta sangrando muito, coisa que nao fazia em quanto estava no cio, ela está se alimentando bem, mais pelas minhas contas ja pasou um mes desde que començou com o sangramento, é pra se preocupar ou o sangramento pode durar mais dias que um cio normal. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima,

      O sangramento do período estral (de cio) pode variar conforme o indivíduo, porém, a média está entre 7 a 14 dias. Recomendo sinceramente uma conversa honesta com o veterinário da sua cachorrinha para considerar seriamente a possibilidade de retirada destes ovários remanescentes.

      Atenciosamente,

      Excluir
  6. Minha gata foi castrada a 4 anos e agora está com comportamento estranho... É possível apresentar esse problema mesmo após tanto tempo dá castração??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle,

      Obrigada pela pergunta.

      Eu não sei que tipo de comportamento sua gata está apresentando, então creio que seria interessante levá-la a uma consulta com um médico veterinário para que ele possa verificar se está ou não relacionado com um possível "cio".

      Se for o caso de ovários remanescentes, o comportamento de "cio" pode sim aparecer tempos depois da cirurgia de castração.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  7. Tenho uma cachorra da raça pit bull que foi castrada em março 2016,com seis meses, antes do primeiro cio.Em setembro ocorreu um comportamento estranho por parte do meu cachorro (salchicha) que não é castrado.Ele chorava o tempo todo ficava em cima dela como se ela tivesse no cio.Ela não tinha sangramento nem inchaço na vulva.,nem comportamento de cio.
    Hoje passados 7 meses ocorreu esse fato novamente.A veterinária solicitou um exame -ESTRADIOL- RIE ,como o resultado deu 5,00 ela descartou a possibilidade de ter algum resquicio de ovario.E disse que deve ser avaliado alterações hormonais do macho. Isso procede ?

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria,

    Obrigada por comentar e dividir sua história. Tenho certeza de que outros poderão se beneficiar de ler seu relato aqui.

    O que sua médica está dizendo está sim correto. Se o macho não é castrado é possível sim que ele seja o responsável da história. Alguns meninos nessa situação tentam cruzar até com outros machos, o que reforça o fato de que não é estímulo externo, mas sim dele próprio.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    minha cachorra foi castrada e entrou no cio. fiz o ultrassom e ela tem ovário remanescente. A veterinária disse que ficou esse resquício pq o ovário é policístico. Isso é comum? Tem a possibilidade de não ocorrer mais cio e ter sido hormônio circulante que ocasionou? É indicado cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Se houve a constatação de ovários policísticos, a recomendação é sim cirúrgica, pois o tecido ovariano existente não regride, não deixa de existir. Ela tendo tecido ovariano ela vai entrar no cio como se não fosse castrada. Como o útero foi removido, provavelmente ela não engravidará, porém corre o risco de desenvolvimento de "piometra de coto uterino".

      Espero ter ajudado! Obrigada pela participação.

      Abraços

      Excluir
  10. Ola
    Minha cadela de 11 anos foi operada de piometra ha um ano,e juntamente retirado um tumorzinho de mama. Ela sempre demonstrou sintomas de cio depois da cirurgia, porém bem fracos. Fiz um ultrassom que detectou restos do ovário esquerdo, quais os riscos que ela corre?? Tenho outro metodo além de uma nova cirurgia pois além da idade avançada ela tem aumento no coraçao e insucifiencia mitral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nubia!

      Obrigada pela pergunta.

      A presença de restos de ovário ou tecido voaríamos remanescente ocasiona continuidade na produção hormonal. A maior parte dos hormônios sexuais femininos é produzida pelos ovários. A castração tem como objetivo retirar cirurgicamente todo o aparelho reprodutor feminino, ou seja, útero e ovários.

      Como ela já tem histórico de tumor de mama, existe, com a presença remanescente de tecido ovariano, uma maior chance de reincidiva de câncer (de mama).

      Se você está em dúvida sobre um possível procedimento cirúrgico, converse com seu veterinário e as exponha. Ajuda fazer uma tabela de prós e contras para te auxiliar na visualização daquilo que é melhor para sua amada cachorrinha.

      Espero ter esclarecido!

      Abraços!

      Excluir
  11. Olá
    Pedi um exame de ultrassonografia para uma clínica veterinária. Ela se negou em fazer pois disse que o aparelho de ultrassom não consegue ver o útero ou ovários. Isso é verdade? Pra que serviria então essa máquina?
    Poderias me explicar, por gentileza?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Acho que meu nome lá no início ficou como anônimo...desculpe...me chamo Karla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla,

      Obrigada por participar.

      Realmente o útero e os ovários em condições normais podem não ser vistos na ultrassonografia. Que bom que alertaram você antes para não haver falsas expectativas sobre o exame.

      Isso acontece porque em condições normais o útero é muito fininho e os ovários muito pequenos. Daí tudo se confunde com as estruturas da volta no exame que é em preto e branco.

      Doenças do sistema reprodutivo podem ser detectadas facilmente pelo ultrassom. Piometra, ovários remanescentes, policísticos, hiperplasia endometrial cística... além da própria gestação.

      Espero ter esclarecido!

      Abraços

      Excluir
  13. Ola
    Por favor me tire uma dúvida...
    Castrei minha cadela aos 5 meses e agora aos 8 esta com sintomas de cio...
    pode ser ovários remanescentes, segundo a veterinária...
    minha pergunta: Tenho que fazer nova cirurgia? não tem como evitar? ou poderá ocorrer problemas futuros? Tenho muita dó de uma nova cirurgia...
    Pós operatório é sempre complicado ainda mais se tratando de uma pitbull que não para um só minuto...
    Tem como somente tratar sem nova cirurgia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clenira,

      Obrigada por sua participação!

      A "re-castração" é importante pois removeria os hormônios sexuais femininos que podem aumentar a predisposição ao câncer de mama e mesmo o câncer de ovários. Além disso, ela também pararia efetivamente de entrar no "cio", atraindo outros cães para sua volta e até provocando brigas.

      Recomendo que converse com seu veterinário sobre sua aflição, mas não deixe de considerar a cirurgia.

      Abraços e boa sorte

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu