Pular para o conteúdo principal

Parasita intestinal





Todos os animais estão sujeitos à parasitose, que pode localizar-se nos mais diversos órgãos, incluindo o intestino, o coração, os pulmões e o restante do trato respiratório, a pele e os tecidos de revestimento de ouvidos, os genitais, os rins, o sangue e até o próprio cérebro. 

A vermifugação deve ser um hábito praticado periodicamente por nós e para nossos cães, gatos, aves, peixes e outros. 

Dentre os principais parasitas intestinais dos cães podemos citar o Ancylostoma spp., o Toxocara canis, o Dipylidium caninum, o Echinococcus granulosus, a Giardia sp., o Trichuris vulpis, o Isoospora canis, o Isoospora ohioenses, a Coccidia sp., a Ascaris lumbricoides, dentre outros  (DE BONI, 2011; PETMD).

Apesar de ser uma generalização, podemos dizer que todos causam algum distúrbio gastrointestinal em maior ou menor grau, havendo situações em que o paciente pode apresentar melena e hematoquesia, além de hipertermia e complicações como obstrução intestinal, contaminação bacteriana secundária, anemia, perda de microminerais e vitaminas, intoxicação neurológica e até convulsões (DE BONI, 2011; PETMD)

O exame ultrassonográfico da paciente relatada foi realizado devido à suspeita clínica de obstrução intestinal, o que foi confirmado devido aos sinais sonográficos de baixa motilidade gastrointestinal e preenchimento e distensão graves das alças intestinais anteriores ao parasita com conteúdo predominantemente líquido revolvente e não-progressivo. O parasita foi localizado em lúmen intestinal  do segmento delgado, como uma estrutura tubular semelhante à um canudo, com paredes hiperecóicas e lúmen hipoecóico, medindo aproximadamente 2.50 mm de diâmetro transversal e valor superior a 100.0 mm de comprimento; notava-se discreto movimento de corda na estrutura. Em determinado ponto o verme enrolava-se sobre si mesmo, causando interrupção total de fluxo intestinal. 

Posteriormente à administração de vermífugo injetável e intervenção cirúrgica para ordenha intestinal, a paciente apresentou ainda diversos quadros de melena e hematoquesia até expelir partes do parasita de coloração amarelo-esbranquiçada e formato cilíndrico. 

Com base na literatura atual, acredito tratar-se de Ascaris lumbricoides intestinal devido ao seu formato macroscópico e tamanho e pelo fato da paciente ser um canídeo de 3 meses, já que a ascaridíase pode ser transmitida facilmente para o filhote  de maneira transplacentária ou através da ingestão de leite materno contaminado com ovos (PETMD).   

Referências bibliográficas:

DE BONI, Ana Elisa Peixoto. Parasitas intestinais de caninos domésticos. http://www.saudeanimal.com.br/artig115.htm (acessado em 25 de março de 2013, às 18h43).

PETMD. Intestinal Parasite (Coccidia) in dogs. http://www.petmd.com/dog/conditions/infectious-parasitic/c_multi_coccidiosis?page=2 (acessado em 25 de março de 2013, às 18h50).

PETMD. Intestinal Parasite (Cryptosporidia) in Dogs. http://www.petmd.com/dog/conditions/infectious-parasitic/c_multi_cryptosporidiosis (acessado em 25 de março de 2013, às 18h51).

PETMD. Roundworms in Dogs. http://www.petmd.com/dog/conditions/infectious-parasitic/c_multi_ascariasis (acessado em 25 de março de 2013, às 18h53).

Comentários

  1. Oi Dra Fernanda, boa tarde, meu nome é Graziela, tb sou médica veterinária, e desde que vi seu blog achei muito interessante, pois sou apaixonada por diagnósticos por imagem. Estou adquirindo um ultrassom agora e espero que possa fazer amplo uso dele na clínica de pequenos animais. Dra, eu já tenho um tempinho de formada, e trabalhava com animais de grande porte, e inclusive me especializei em clínica e cirurgia de equinos, porém agora meu direcionamento é mesmo a área pet; durante minha especialização vi diversos usos do ultrassom,em equinos sem ser em cavidade abdominal, por exemplo, tendões, coluna vertebral e até alguns diagnósticos de patologias ósseas como por exemplo saber se a exostose (sobreosso) está ativa ou inativa e com isso direcionar o tratamento. Na clínica de pequenos não vejo o ultrassom ser usado no diagnóstico de patologias semelhantes a essas, vc tem alguma experiência no uso nos "sistemas músculo-esqueléticos"?

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra Graziela,
    Obrigada por sua visita e comentário! Fico feliz em saber que tenho mais uma colega migrando para o diagnóstico por imagem de animais de companhia!
    É verdade que a ultrassonografia tem uma aplicação um tanto diferente em equinos, especificamente. Até porque essa espécie costuma apresentar mais casos de lesões ortopédicas.
    Em "pequenos animais" (pequeno no caso de um dogue alemão é um tanto forçado) o uso da ultrassonografia é bastante voltado para a região abdominal, mas também pode ser usado para tecidos moles em geral, especialmente pescoço e tireóide e sistema muscular e vascular. Como há uma facilidade maior em usar a radiografia em cães e gatos, as suspeitas de lesão em coluna e ossos normalmente são diretamente encaminhadas para esse método diagnóstico. Em casos de lesão de tendão, podemos também usar a ultrassonografia para avaliar se há comprometimento do periósteo, porém acredito que essas situações também são mais comumente diagnosticada com radiografia.
    Espero ter esclarecido sua dúvida!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Oi Dra Fernanda,
    Esclareceu sim, na verdade meu questionamento era no intuito de me aprofundar na idéia do diagnóstico dessa parte músculo-esquelética, pois aqui onde moro, não temos facilidade de raio-x para os pets, só teria como fazer um raio-x, na capital do estado a 450km, então pretendo usar meu ultrassom para me auxiliar em diagnósticos nessa área também. Estou inclusive tentando adquirir um stand-off, pq improviso um com luva e gel, mas tem dias que ele não quer contribuir muito. Vc sabe onde vende?

    ResponderExcluir
  4. Oi Dra Graziela,

    Apoio sua decisão em se aprofundar nesse assunto. Mesmo dentro da ultrassonografia há poucos veterinários que têm a oportunidade de praticar a avaliação do sistema musculo-esquelético no cotidiano; a maioria dos exames costuma recair sobre avaliação abdominal.

    Eu não sei aonde adquirir um stand-off. Quando preciso, "fabrico" o meu com uma luva de látex (estéril ou não) preenchida por gel acústico. Acho que vale a pena pesquisar na internet em sites de compra e venda.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterações esplênicas em cães

As alterações esplênicas em cães normalmente são avaliadas de maneira subjetiva pelo ultrassonografista, já que existe uma variação de porte do paciente bastante grande. Ao contrário da esplenomegalia em felinos, que pode ser observada pelo aumento longitudinal do órgão, esta afecção em cães é comumente constatada pelo aumento transversal do mesmo.  Muitas são as causas da esplenomegalia, sendo importante destacar as hemoparasitoses, as parasitoses intestinais e epiteliais severas e as doenças endócrinas como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus.  Além do tamanho, o ultrassonografista deve estar atento à ecogenicidade esplênica, que de acordo com o macete "My Cat Loves Sunny Places" (M=medulla; C=cortex; L=liver - fígado; S=Spleen - baço; P=prostate) deve ser discretamente mais hiperecóica que o fígado e um pouco mais hiperecóica do que a camada cortical dos rins.  Outro aspecto importante é a ecotextura deste órgão, sauda

Piometra de coto uterino - algumas apresentações

As imagens acima foram obtidas em exames ultrassonográficos diferentes de algumas pacientes da espécie canina; elas representam algumas formas de apresentação da afecção infecciosa de coto uterino. Note os tamanhos variados de coto, a quantidade e as ecogenicidade e ecotextura variadas.  Esse é um quadro mais comumente observado em paciente da espécie canina e normalmente os sinais aparecem poucos dias após a ovariosalpingohisterectomia (OSH). A explicação para esse acometimento para estar na frouxidão do miometro previamente dilatado pela gravidez, piometra ou cio, combinada ao excesso de tecido uterino deixado pelo cirurgião. A existência prévia de piometra não é um fator totalmente predisponente à formação de piometra de coto uterino, porém pode ser um agravante.

celularidade na bexiga urinária

Nessa foto podemos observar perfeitamente a bexiga urinária, muito cheia, formando um globo anecóico, ilustrando o que se chama de "bola de natal", pois a semelhança da imagem com o brinquedo é inegável. Os pontos hiperecóicos observados flutuando em meio ao líquido (anecóico) são os debris celulares ou pequenos cristais de oxalato ou estruvita ou até mesmo coágulos (a distinção de um ou outro é muito sutil, mas costumo dizer que os cristais são mais "brilhantes" em relação às outras possibilidades e os coágulos os mais hipoecóicos relativamente. Quando maiores, os cristais ou estruturas calcificadas causam a formação de sombra acústica). Para se obter essa imagem deve-se fazer a manobra de balotamente da bexiga, que consiste em posicionar o transdutor sobre a mesma fazendo movimentos rápidos de modo a chacoalhar o abdômen e consequentemente o conteúdo intravesical, levantando possíveis materiais sólidos.. Neste caso os cristais eram de estruvita, mais comu